5 filmes científicos que já ganharam o Oscar

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

A ciência real não é o tema predileto de Hollywood. Em parte, isso se deve ao fato de que a produção científica não é muito divertida de se assistir. No mundo real, não existe o cientista que se tranca em seu laboratório por uma semana e sai de lá com uma ideia para transformar um carro em uma máquina do tempo, ou inventa uma arma laser, ou mesmo o vírus que causará o apocalipse zumbi. Na verdade o cotidiano de um cientista típico é passar horas dentro de uma biblioteca lendo e também dentro de laboratórios repetindo os mesmos experimentos. Tudo isso para, em alguns anos, conseguir criar uma pequena contribuição para uma área super específica de estudo científico e cuja aplicação prática só vai ser percebida alguns anos mais tarde.

Mas, ainda assim, alguns filmes tentam retratar a ciência e fatos científicos como eles são. E, mais incrível ainda, alguns conseguiram ganhar o Oscar antes do Leonardo DiCaprio! Segue uma lista com 5 filmes científicos que levaram uma estatueta para casa:

 

1. A Teoria de Tudo (2014)

A Teoria de Tudo

O filme conta a história de um dos físicos mais conhecidos do mundo, Stephen Hawking. Baseado no livro de sua primeira esposa, Jane Wilde, o filme narra a história do casal desde o momento em que se conheceram na universidade e como enfrentaram o desafio colocado pela doença de Hawking, a esclerose lateral amiotrófica. O filme recebeu cinco nomeações e foi responsável pela vitória de Eddie Redmayne como melhor ator em 2015.

 

2. Uma Verdade Inconveniente (2006)

Uma Verdade Inconveniente

O filme é um documentário que descreve a campanha de Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, para conscientizar o mundo dos riscos do aquecimento global. O filme não apenas apresenta a questão da mudança climática, mas também o empenho de Gore em transmitir sua mensagem. Ganhador de duas estatuetas no Oscar de 2007, de melhor documentário e de melhor canção original com I Need to Wake Up de Melissa Etheridge

3. A Marcha dos Pinguins (2005)

A Marcha dos Pinguins

Documentário francês que narra a marcha anual dos pinguins imperadores da Antártida. Todo outono, os pinguins que estão em idade para se produzir deixam o oceano e caminham cerca de 100 quilômetros em direção ao criadouro ancestral de sua raça. As filmagens ocorreram nos arredores da base cientifica francesa de Dumont d’Urville, no distrito da Terra Adélia, na Antártida. A O filme ganhou o Oscar de melhor documentário de 2006.

 

4. Uma Mente Brilhante (2001)

Uma Mente Brilhante

Esse filme relata a vida do matemático John Nash. Um dos focos da película é o fato de que Nash, embora um matemático brilhante, teria a vida marcada pela esquizofrenia. O filme foi ganhador do Oscar de melhor filme em 2002, além de levar os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado, Diretor (Ron Howard) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Conelly).

 

5. Apollo 13 (1995)

Apollo 13

O filme descreve o drama dos três astronautas da missão Apollo 13, a terceira missão de aterrisagem lunar da NASA. Um acidente faz com que a nave perca parte de seu suprimento de oxigênio e energia elétrica, e faz com que o objetivo da missão passe a ser a sobrevivência dos astronautas. Baseado no livro Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13, escrito por Jim Lovell, um dos astronautas envolvidos na missão. Em 1996, o filme foi vencedor do Oscar de Melhor Montagem e de Melhor Mixagem de Som.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter