7 Pirâmides muito além do Egito!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Associamos pirâmides sempre com múmias, faraós e todos os mistérios que envolvem o Egito. As pirâmides não são apenas superfícies triangulares que convergem para um ponto, são história!

Esse tipo de construção encontra-se além mar e em muitos outros lugares, mas não pense que falo apenas do México, com suas pirâmides maias e astecas (que não são tão astecas assim – entendam um pouco mais aqui).

A Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e possivelmente a pirâmide mais famosa. É única maravilha do mundo antigo que ainda existe e foi construída há cerca de 2.500 a.C.

1. Zigurates da Mespotâmia (Iraque)

Os mesopotâmicos construíram as primeiras pirâmides, no entanto, essas construções são chamadas de Zigurates.

Abaixo temos o Zigurate de Ur, datado de 2.100 a. C. Sua escavação ocorreu na década de 1920 e é um dos maiores e mais preservados Zigurates que temos. Fica localizado no Iraque.

Zigurate de Ur
Ziguate de Ur. Crédito: Tla2006.

2. Pirâmides Núbias (Sudão)

O negócio de pirâmides estava parado na região do Egito, mas 500 anos depois, na região do Sudão, novas pirâmides surgiram. Brincadeiras a parte, três diferentes grupos viveram naquelas região, dois deles – Napata e Maroé, que eram bastante influenciados pelos egípcios, enquanto, o primeiro (Kerma) tinha seu próprio costume e cultura.

Essas construções datam por volta de 2.000 a.C. , servindo de tumba para os diferentes reinos.

Pirâmides Núbias
Pirâmides Núbias. Crédito: Wufei07.

3. Pirâmide Nsude (Nigéria)

É uma da únicas estruturas construídas pela cultura Igbo, sobre a qual possuímos poucas informações. Como as pirâmides são feitas de barro, ao longo dos anos, precisam ser reconstruídas. Essas fotos foram tiradas na década de 1930 pelo antropólogo G. I. Jones.

Pirâmide Igbo
Pirâmide Igbo. Crédito: Southern Illinois University.

4. Pirâmides da Grécia

Conhecidas também como Pirâmides de Argolis, essas pirâmides gregas foram construídas há mais de 5 mil anos e foram usadas como tumbas.  A mais conhecida é a Pirâmide Hellenikon e sua história, como toda história grega, permeia um drama. As pirâmides teriam sido um memorial aos irmãos, Proteus e Akrissios, netos do rei de Argos que lutaram até a morte para a sucessão do trono.

Pirâmide Hellinikon
Pirâmide Hellinikon. Crédito: Schuppi.

5. Pirâmides de Güímar (Espanha)

Estão localizadas em Tenerife, nas Ilhas Canárias. Datam do século XIX e foram feitas por conta de técnicas agrícolas.

Pirâmides de Güímar
Pirâmides de Güímar. Crédito: Berthold Werner.

6. Pirâmides Chinesas

Assim como muitas outras, essas pirâmides também serviam de câmara mortuária.  A mais famosa é a do primeiro Imperador Qin Shi Huang, na cidade de Xi’an. Essa pirâmide seria de mais ou menos 200 a. C. Hoje, essa pirâmide encontra-se coberta por vegetação, assim como muitas outras na China.

Mausoléu de Han Yang Ling
Mausoléu de Han Yang Ling. Crédito: Brücke-Osteuropa.

7. Mounds (Estados Unidos)

No estado de Illinois, nos Estados Unidos, encontra-se as Mounds, pirâmides similares a montes que foram criadas pelos povos nativos dessa região.

A Monks Mound é considerada a pirâmide mais larga do mundo. Sua localização era vital ao comércio, pois fica próxima a cofluência de vários rios. Essa pirâmide data de 900-950 d. C.

Existe uma teoria de que seria uma pirâmide invertida, mas isso não tem como ser confirmado, pois não há técnicas que permitam sua escavação sem que haja a destruição da construção atual.

Monks Mound
Monks Mound. Crédito: Skubasteve834.

E isso não é tudo, há muitos outros exemplos de pirâmides interessantes pelo mundo, mas seria impossível colocar tudo aqui!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter