A enxaqueca pode estar associada a deficiência de vitaminas

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Um grande percentual de crianças, adolescentes e adultos que apresentam enxaqueca têm leve deficiência de Vitamina D, Riboflavina e  Coenzima Q10, a última é um elemento presente em quase todas as células para produzir energia para o crescimento e manutenção celular.

Apesar desse alto percentual, ainda não está clara a relação entre a enxaqueca e as vitaminas. E a bibliografia existente não é conclusiva.

O trabalho foi apresentado em 10 de junho de 2016 em San Diego. Foram feitos exames laboratoriais para avaliar a quantidade de Vitamina D, Riboflavina, Folato e Coenzima Q10 no sangue dos pacientes que apresentavam enxaqueca. Muitos deles faziam uso de medicamento para a prevenção de enxaqueca e também suplementos de vitaminas. Por causa das vitaminas, não havia como determinar se havia efetividade a suplementação no combate a enxaqueca.

Dados interessantes:

– Meninas e mulheres jovens geralmente apresentavam deficiência maior da coenzima Q10 que meninos e homens jovens;

– Meninos e homens jovens têm mais deficiência em vitamina D;

– Pacientes com enxaqueca crônica tendiam mais para deficiência em coenzima Q10 riboflavina, do que aqueles que apresentam enxaqueca episódica.

Uma coisa que os pequisadores querem estudar é se todos os pacientes iriam se beneficiar da suplementação das vitaminas ou se só aqueles com leve deficiência.

Não é de agora que se fazem estudos relacionando vitaminas e a sua deficiência, mas ainda é um campo que têm muito ainda a estudar. Mas isso pode ser uma luz àqueles que sofrem com essa dor insuportável!

Enxaqueca

A enxaqueca é uma dor na cabeça que começa e não tem hora para acabar, pode dar em qualquer parte da cabeça, por isso mesmo pode ser confudida com outras doenças. Pode doer os seios da face e você achar que é sinusite, pode doer a região dos maxilares e achar que problema nos dentes, pode doer a cabeça inteira.

Geralmente afeta mais as mulheres que os homens.

Pode ser uma dor pulsátil, como geralmente se conhece, mas também ser uma sensação que sua cabeça vai explodir ou tem um peso gigante.

Uma pessoa com enxaqueca pode ter os seguintes sintomas: náuseas (enjôo), vômitos, aversão à claridade, hipersensibilidade ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade do couro cabeludo, visão embaçada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade, tontura, depressão (mesmo fora das crises), lacrimejamento etc.

Esses sintomas variam de intensidade e a pessoa não precisa apresentar todos.

Uma crise em média dura de 3 horas a 3 dias, mas pode ser menos ou mais.

Há quem diga que a qualidade de vida de uma pessoa com enxaqueca se assemelha com uma pessoa com câncer avançado ou AIDS terminal. Durante a crise, muitas vezes a solução é se jogar numa cama em quarto escuro em silêncio absoluto. Muitas vezes, sem conseguir comer.

Há algumas causas desencadeadoras como hormônios, certos alimentos e bebidas, estresse e exercícios.

Onde encontrar esses micronutrientes citados?
Vitamina D

É uma vitamina lipossolúvel (que dissolve em gordura) e o melhor jeito de ter em seu corpo é tomando sol. Sim, o sol ativa sua produção no corpo. Mas a deficiência tem sido cada vez mais comum porque vivemos em casa em frente dos computadores e em locais fechados. Outra fonte são óleos e fígado de peixe ou derivados de leite, como a manteiga.

Riboflavina

Também conhecida como vitamina B2, pode ser encontrada principalmente no leite. Outras fontes são os vegetais verdes folhosos (couve, brócolis, agrião), víceras (fígado), cereais (arroz, lentilha, aveia) e ovos.

Apesar de ser absorvida facilmente, não armazenamos essa vitamina, por isso é fácil ter um desequilíbrio na quantidade que temos no corpo.

Coenzima Q10

Esta presente principalmente nas carnes bovina, de ave e no peixe. Também podem ser encontradas cereais, soja, nozes, espinafre e brócolis. Nosso organismo produz, mas essa produção diminui aos 30 anos.

 

Fonte: http://www.eurekalert.org/pub_releases/2016-06/cchm-mw060816.php

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter