Outras 5 pirâmides pelo mundo!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Quem já passou pelo PopScience! viu muitas outras pirâmides ( 7 Pirâmides muito além do Egito e Pirâmide Yonaguni) e que elas não se resumem apenas ao Egito e ao México, mas que é um hábito bem antigo da humanidade. Temos exemplos em todos os continentes e aqui vocês verão mais 5 exemplos igualmente cativantes!

Império Romano (Itália)

Em pleno centro de Roma, na Itália, é possível ver Cestius. Também conhecida como a Pirâmide de Céstio, foi construída entre anos 18 e 12 a.C. como túmulo de Caio Céstio Epulão, um dos quatros magistrados que existiam na época. Nada modestos, a pirâmide é toda feita de mármore e foi recentemente reformada graças a doação de um empresário japonês.

Pirâmide de Céstio
Pirâmide Céstia, feita durante o Império Romano. Crédito: Livioandronico2013

É a única das quatros pirâmides romanas a resistirem aos tempos atuais. Essas construções tiveram influência egpícia, mas a parte interna tem suas peculiaridades e personalidade, como afrescos.

2. Índia

As pirâmides na Índia são usadas até hoje com intuitos religiosos, tendo sido construídas durante o Império Chola. Esse Império dominou o sul da Índia e as ilhas da região durante os séculos IX e XII.

Algumas das pirâmides mais conhecidas são consideradas patrimônio mundial pela Unesco: o Templo de Brihadisvara em Thanjavur, o Templo de Brihadisvara em Gangaikondacholisvaram e o Templo de Airavatesvara em Darasuram.  O maior  templo da Índia é o Sri Ranganathaswamy.

Templo de Srirangam
Templo de Srirangam. Crédito: sowrirajan s.
Gunung Padang (Indonésia)

Nativos da Indonésia acreditavam que quanto mais próximos do céu, mais próximos ficavam de seus ancestrais. Baseados nesse pensamento, construíram pirâmides de degraus que ficaram conhecidas como Punden Berundak.

Essas pirâmides foram encontradas em um sítio megalítico de Gunung Padang, em West Java. Monumentos megalíticos, como as pirâmides de West Java, são construções feitas com pedras gigantes típicas da pré históricas. Um geologista, dr. Danny Hillman, acredita que nessa região encontra-se enterrada a mais antiga pirâmide do mundo, que teria entre 9.000 e 20.000 anos.

gunung Padang
Sítio Megalítico de Gunung Padang. Crédito: Mohammad Fadli
Peru

No Peru, temos construções diferentes em duas regiões.

No Vale do Supe, 200 km ao norte de Lima, ficava a civilização Caral, que foram contemporâneos do antigo povo egípcio e do povo mesopotâmico. É considerada o berço da civilização da América, sendo uma das mais complexas e desenvolvidas. Construídas há mais de 5 mil anos, as pirâmides são consideradas patrimônio da humanidade pela Unesco e as mais antigas das Américas.

Em 2013, construtoras invadiram o sítio arqueológico e destruíram uma das pirâmides e parte da construção. Um dano irreparável para história do Peru e para história do mundo.

Antiga Cidade Sagrada de Caral. Crédito: Planedia.
Antiga Cidade Sagrada de Caral. Crédito: Planedia.

Ainda no Peru, outro povo, conhecido como Chavín, tiveram suas construções no estilo piramidal. O sítio arqueológico de Chavín de Huantar fica a uma altitude de 3500 m, na confluência dos rios Mosna e Huachesca. Esse povo também foi muito importante para cultura dos demais povos que vieram a surgir. As construções datam de aproximadamente 1.200 a.C. a 500 a.C.

Chavin de Huantar
Chavin de Huantar. Crédito: Dtarazona.
Camboja

No Camboja, podemos encontrar Koh Ker,  construída por ordem do Rei Jayavarman IV  em 921 no estilo escada (com degraus). Durante o Império Khmer, por um breve momento a região de Koh Ker se tornou capital do Camboja, sendo a pirâmide o Templo de Prasat Thom.

Templo de Koh Ker
Templo de Koh Ker. Crédito: thomaswanhoff/ C2.0
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter