Outros 10 lugares extremos da Terra

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Na lista anterior, apresentamos 11 Lugares Extremos da Terra, agora nossa lista continua com outros 10 lugares surpreendentes e um bônus!

1. O lugar mais úmido (chuvoso)
Mawsynram
Mawsynram. Crédito: Amos Chapple.

Apesar de chover apenas uma época do ano, Mawsynram, na Índia é o local mais chuvoso e úmido do planeta.  Entre junho e setembro ocorre o fenômeno das monções no Sudeste Asiático. A média anual é 11.873mm de chuva, o que é seis vezes mais que Manaus, um dos lugares mais úmidos do Brasil.

2. A camada de gelo mais profunda
Fenda Subglacial de Bentley
Fenda Subglacial de Bentley. Crédito: Bedmap Consortium.

A Fenda subglacial de Bentley poderia ser o lugar mais abaixo do nível do mar também sem estar coberto por ele, no entanto, está coberto por gelo, muito gelo! Gelo que se derretesse viraria água e de qualquer forma a Bentley não ganharia o título que pertence ao mar morto. O gelo da fenda tem a profundidade 2555m!

3. O lugar que mais neva
Paradise, Washington.
Paradise, Washington. Crédito: WSDOT.

Para o brasileiro que vê aquela coisa linda branca na TV, realmente, a neve parece o paraíso. Mas talvez os habitantes de Paradise, em Washington, não possam dizer o mesmo. Lá neva anualmente 28,5m. Imagina todo dia ter que tirar neve da porta?

4. O lugar mais plano
Salar de Uyuni.
Salar de Uyuni. Crédito: Pattrön/ CC2.0

O Salar de Uyuni, na Bolívia, não é apenas lindo, como também é uma planície 10.000km, fora os 10 bilhões de toneladas de sal! Lugar plano assim vale a pena fazer uma ciclovia!

Obs.: Poderiam também fazer um hospício, busquem fotos do Salar e vai ver que é pior que Pisa! Não sei o que tem na Bolívia para as pessoas ficarem desse jeito…

5. O vulcão mais ativo
Vulcão Kilaeua
Vulcão Kilaeua em 1983. Crédito: J. D. Grigg/ USGS

Kilauea entrou em erupção em 1983 e não parou mais! Apesar de ter destruído mais de 200 casas, ele já aumentou a Ilha do Havaí em mais de 2,0km2. O vulcão que fica ao sul da ilha é visitado anualmente por 2,6 milhões de pessoas.

6. A caverna mais profunda
Krubera Vanória
Krubera Vonória. Crédito: Stephen Alvarez.

A Caverna Voronya (ou Krubera Vorónia) que fica na Geórgia, na região do Cáucaso, ganhou esse título devido sua profundidade de 2,197m.

7. A maior queda vertical do mundo
Monte Thor
Monte Thor. Crédito: Peter Morgan/ CC2.0

O Monte Thor, que fica no Canadá e não em algum país escandinavo, é o lugar certo para quem gosta de esportes radicais. Feito de granito, tem 1250m de altura e ângulo de 105°. A primeira vez que foi escalado foi em 1.953.

8. A maior cachoeira
Salto Ángel
Salto Ángel. Crédito: Francisco Becerro/ CC2.0

Salto Ángel, ou Angel Falls para os não tão íntimos, fica na Venezuela. Tem 979m de altura e foi inspiração para filme Up, no qual o lugar era chamado de “Paraíso das Cachoeiras”.

9. O mais poluído
Linfen, China.
Linfen, China.

Linfen, na China, é o lugar mais poluído do planeta, seguido pelo rio Citarum, na Indonésia. Em Linfen, as partículas no ar provindas de carros e fábricas contaminam aproximadamente 3 milhões de pessoas todos os dias. Já na Indonésia, o rio está totalmente coberto por lixo e a gente achando que nada poderia ser pior que o Rio Tietê.

Rio Citarum
Rio Citarum.
10. O lugar mais tóxico

Nem mesmo depois de 3 décadas, Chernobyl, na Rússia, cidade em houve uma explosão numa máquina nuclear, deixa de ser destaque. Explosão que causou morte e doenças, até hoje faz com que a cidade tenha acesso restrito por riscos de contaminação.

Chernobyl
Chernobyl. Crédito:
Diana Markosian.
Bônus:
A Caverna dos Cristais de Naica
Caverna de Naica
Caverna de Naica. Crédito: Alexander Van Driessche.

Está caverna é conhecida pelos maiores cristais naturais do mundo. Apesar da beleza, não se engane, o ambiente é bastante inóspito. A caverna mexicana fica numa falha acima de uma câmara de magma, isso faz com que se eleve a temperatura, que pode chegar a 58°C. O maior cristal encontrado tinha por volta de 11 metros de altura, 4 metros de diâmetro e 55 toneladas.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter