Revelado o “dark side” da Lua

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

A Lua não virou amiga do Darth Vader, não é um álbum do Pink Floyd (se eu falasse CD, denunciaria minha idade!!). Mas essa bela imagem é o lado da lua que não é visível da Terra.

Essa imagem acima foi feita pela câmera da NASA a bordo da Deep Space Climate Observatory (DSCOVR), enquanto o lado o oculto era iluminado pelo Sol, passando em frente a Terra.

Lado Oculto da Lua
Primeira foto tirada do lado do lado oculto da Lua, pela Luna III. Crédito: NASA.

A primeira vez que viram lado oculto da lua foi em 1959 pela Luna III, uma sonda soviética. Após esse marco histórico, fizeram até um selo comemorativo.

Selo Soviético Comemorativo
Selo Soviético Comemorativo da Luna III. Crédito: Wikimedia Commons.

Mas ver isso pessoalmente deve ser extraordinário e os primeiros que puderam fazer isso, foram os astronautas da Apollo 8 de 1968, quando orbitaram a lua.

Lado Oculto Apollo 8
Lado Oculto da Lua visto pela Apollo 8. Crédito: NASA.

Vemos sempre a mesma face da lua porque o movimento de rotação (movimento que faz em volta dela mesma) é igual ao da revolução (movimento que faz em torno da Terra), portanto ela leva o mesmo tempo para dar a volta na Terra e nela mesma!

Fonte do vídeo: NASA

Não foi dessa vez que vocês viram o dragão ou o São Jorge, há quem diga que aquilo seja um coelho. Como torço para o Corinthians, eu digo que até lá tem registros da Nação! Mas sem brigas, é só uma brincadeira…

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter